SQL para iniciantes em Análise de Dados — Tópicos

Cristiano Mbongo
3 min readSep 28, 2020

--

Saudações! Hoje decidi escrever … Sobre algo do qual tenho muito entusiasmo em falar: Análise de Dados.

Comecei a estudar dados desde o meu segundo ano da universidade, e me apaixonei à primeira vista. Li livros de várias editoras sobre o assunto. Procurei conhecer os conceitos gerais e as particularidades de casa sistema de Gestão de bancos de dados relacionais.

Atualmente desenvolvo módulos estatísticos, para sistemas corporativos com banco de dados relacionais, e eu amo isso.

Então, há alguns tópicos que eu acho ser essencial para quem quer fazer análise exploratória de dados.

SQL, é uma das linguagens mais usadas para análise de dados, e eu gostaria de partilhar alguns tópicos de SQL que precisará pra começar!

Funções de Agregação

O SQL vem conjuntos de funções de agregação que te permitem categorizar dados, como você quiser! Com elas você agrupa dados em função de do campo que pretender e realiza operações.

Em alguns casos, em que você precisa fazer algumas operações sobre dados numéricos, como cálculo da média, soma, ou até mesmo contar a quantidade de vezes que tens repetido alguma informação categórica. Nesses casos funções de agregação são bem eficazes.

Por exemplo: Uma empresa de carros tem uma lista dos seus clientes, onde consta o nome de cada cliente, a marca de carro que ele comprou, o preço do carro, e outras informações. A empresa quer saber de você como analista: Qual o carro com mais nível de compra? Qual são as primeiras 3 marcas que mais faturaram?

Para estes casos, é muito útil usar funções de agregação.

Cláusula WHERE

A cláusula WHERE lhe ajudará a filtrar as informações!

Filtros, são muito útil na tomada de decisão. Pois quando se consegue analisar dados, em função do tempo, do cliente, da loja, do balcão, do local geográfico, …, as perspectivas sobre o negócio são mais claras.

Manipulação de Datas

Já me deparei com alguns problemas de análise por causa de datas e suas diversidades.

DATATIME é diferente de DATE!

Por exemplo: Ao automatizar um processo, eu tinha que definir que toda a produção feita antes das 18horas fosse enviado para ser analisado. A ideia era que o sistema considerasse toda produção feita depois das 18horas como informação para ser analisada no dia seguinte. Mas quando recebi a Base de Dados, o campo para data era Date, e a tabela já tinha informações!

Aconselho a ter muito cuidado ao desenhar a base de dados da sua empresa, para facilitar a extração e manipulação destes dados.

O SQL tem muitas funções que lhe ajudarão a trabalhar com datas da melhor forma possível.

Adicionais

Por fim e não menos importantes, coisas essenciais como operações Aritméticas & Lógicas, e cláusulas específicas de certas bases de dados relacionais são muito úteis para facilitar o seu processo!

Espero ter ajudado, e convido a subir ao bordo nessa viagem!!

--

--

Cristiano Mbongo
Cristiano Mbongo

Written by Cristiano Mbongo

Programmer Analyst | Java Enterprise & PHP (CodeIgniter)

No responses yet